Vereadores conhecem a nova Estação de Tratamento de Bombinhas

Publicado em 06/09/2018 às 16:17 - Atualizado em 06/09/2018 às 16:17

A concessionária Águas de Bombinhas apresentou as novas instalações para os representantes do povo

Na tarde desta terça-feira (04), o presidente da casa, Alan Alir de Souza, e os vereadores José Antônio Olimpía, Márcia Pinheiro e Alessandro Mafra, realizaram visita para conhecer o novo sistema de abastecimento do município. Durante o tour a comitiva pode conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) construída no morro de Zimbros – instalação que fará o tratamento e distribuição de água para a cidade, que promete tornar Bombinhas 100% independente em recursos hídricos. A visita técnica foi guiada pelo coordenador de operações da concessionária, Jader Milanez dos Santos.

"Já conhecia o projeto, vim acompanhar durante as obras e agora viemos conhecer depois de pronto. Está aprovadíssimo, é uma grande conquista para os moradores e turistas de Bombinhas", comentou a vereadora Márcia.

Durante a tarde os vereadores também puderam esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o funcionamento da Estação, capacidade de atendimento e trajeto da captação até o município. "É uma obra grandiosa realizada de forma ágil e rápida, conforme a comunidade merece, tudo automatizado, com uma tecnologia que não vimos por aqui. Acompanhei essa transição da Casan com a Água de Bombinhas, a gente sabe que na época da Casan uma obra desse porte era quase uma utopia. Estamos na expectativa para que essa obra termine logo e acabe esse problema da falta de abastecimento, o que esperamos ainda não aconteceu, pois o que queremos mesmo é ver água nas torneiras dos bombinenses ", comenta Alan Souza.

O Vereador José Olimpio ressalta os investimentos feitos por parte da empresa atual. “Hoje vimos a concessionaria investindo muito mais na busca por soluções para melhorar o abastecimento, um problema enfrentado há anos pela comunidade e visitantes de Bombinhas, esperamos que não falte água esta temporada de verão”, enfatiza.

“Gostaria de ver a solução para o desabastecimento de água que causa grande transtorno para comunidade e visitantes. A estrutura dessa obra é de grande porte, tem previsão de terminar em novembro, e houve um incidente há poucos dias, uma falha no sistema, portanto ainda não está funcionando. O que mais queremos é que dê certo e que os problemas sejam solucionados”, acrescenta o Vereador Alessandro.

Já de acordo com o coordenador de operações da concessionária, Jader Milanez dos Santos, as portas da empresa estão sempre abertas para que moradores e representantes do povo conheçam o empreendimento. "Nosso trabalho é focado em atender a comunidade, em primeiro lugar. Este novo sistema é uma conquista da cidade, por isso temos prazer em apresentar as instalações, que em breve modificarão totalmente o cenário de Bombinhas", comenta.

O novo sistema

O novo sistema de abastecimento de Bombinhas é uma das maiores obras já realizadas no litoral de Santa Catarina, dentro do segmento. A concessionária investiu aproximadamente R$55 milhões no projeto, que capta água bruta no rio Tijucas passando por 27 quilômetros de adutora – até chegar na Estação de Tratamento. Assim que for inaugurado o sistema irá resolver o problema crônico de abastecimento da cidade, beneficiando não só o município, mas a região como um todo.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}